Risoto de Beterraba com Nozes e Queijo Brie

By quinta-feira, janeiro 22, 2015 8 , , , , Permalink 5

Olá amores, tudo bem?

Faz tempo que não posto receitinhas aqui né!!!

Alguns dias atrás, fiz um risoto de beterraba que vi em uma revista e me deu água na boca, pois, sou dessas que quando vê uma receita que chama minha atenção, coloco a mão na massa mesmo!!! Para quem não sabe, além de amar cozinhar também sou muito boa de garfo hahahaha 😛 (Mesmo que muita gente não acredite rsrs)

Risoto de Beterraba

editada02

Daí um dia desses aproveitei para fazer uma jantinha a dois (pra mim e para o marido) e já tinha em mente a receita que faria. Que nada mais foi, que essa delícia de risoto. Se tem algo que adoramos é preparar jantinhas pra gente aqui em casa. Afinal, hoje é até complicado de sair para comer fora. Principalmente no verão aqui de Florianópolis, pois a qualidade e atendimento cai bastante (Não generalizando viu pessoal) e acabam confundindo os moradores daqui com turistas. Coisa que poderia ser diferente, não é mesmo!!! Afinal é o turista que enche o bolso de muitos donos de bares e restaurantes o restante do ano. (Sim, muitos abrem somente no verão). Mas enfim… esse é um assunto muito polêmico. E vamos falar de coisas boas, não é mesmo!!!

Vamos ao que interessa, essa receita linda, saborosa e super fotogênica.

Risoto de Beterraba

Risoto de Beterraba

Risoto de Beterraba

Risotto de Beterraba

Ingredientes:

♥ 1 xícara de chá de arroz arbório

♥ 2 colheres de sopa de azeite

♥ 5 beterrabas

♥ 1 cebola roxa picada

♥ 2 alhos picados

♥ 4 xícara de chá de vinho tinto

♥ caldo de legumes

♥ 1 colher de sopa de manteiga

♥ 3 colheres de sopa de parmesão ralado

♥ 100g de queijo brie picado em cubos

♥ 2 ramos de ervas frescas

♥ sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Descascar as beterrabas (reservar uma) e passá-las pela centrífuga ou liquidificador. Reservar o suco obtido. Numa panela, doure a cebola e o alho com o azeite de oliva. Acrescentar o arroz arbório e refogue bem. Adicionar o vinho tinto e mexa até evaporar. Colocar um pouco do suco de beterraba e completar com o caldo de verduras. Adicione um pouco de sal e pimenta do reino. Mexa o suficiente para que o arroz não grude no fundo da panela. À medida que o caldo for evaporando, acrescente alternadamente suco de beterraba e caldo de legumes. Quando os grãos estiverem “al dente”, retirar a panela do fogo, adicionar o parmesão e misturar bem, junte a manteiga e mexa até derreter, pois dará um brilho lindo ao risoto. Verifique o sabor e, se necessário, acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto. Adicione a salsinha picada, divida o risoto nos pratos que irá servir e no centro de cada um, coloque as nozes picadas, alguns cubos de beterraba cozidos, o queijo brie em cubos e decore com um ramo de ervas de sua preferência. Eu decorei com tomilho. Coloque um fio de azeite, sirva imediatamente e voilá.

Risoto de Beterraba

Risoto de BeterrabaRisoto de Beterrada

Risoto de Beterrada

Vocês não tem noção das misturas de sabores da beterraba com o queijo brie e a crocancia das nozes. É algo divinamente saboroso e intenso. Uma verdadeira explosão de sabores!!! E para acompanhar nada melhor que um bom vinho tinto!!!

Confesso que se um dia eu puder realizar meu sonho de ter meu pequeno, bem pequenino bistrô, um dos pratos que irei servir, será esse risoto de beterraba. Hahahahaha

Façam e me contem aqui o que acharam. Eu amei!!!

Amo risotos… se quiserem alguma receita específica me falem aqui nos comentários que farei pra vocês. Ah, tem um que eu adoro também e sempre faço é um de carne seca. 😛 hahahaha 

Um super beijo!

Dai Oliveira

  • Roberta Zanatta

    Que é isso Dai! Esse risoto parece ser maravilhoso, eu aaaamo Brie! E esse vinho é novo pra mim, sempre posto rótulos novos em meu blog. Um beijo!

    http://www.vidacasaebeleza.com.br

    • http://daioliveira.com.br Coisas de Dai

      Oi Roberta, tudo bem? E é viu! Uma maravilha mesmo. Também amo brie! Ele derretido com mel hummmm. Também sou suspeita em falar de vinhos. Amo vinhos hahaha. Se não conhece esse, indico de olhos fechados. É ótimo, vai amar. Depois vou olhar os rótulos lá no seu blog. Beijos linda! Maukk

  • http://floripadesign.com/ VIPete

    Ah eu quero Dai!

    • http://daioliveira.com.br Coisas de Dai

      Hahaha a receita é bem prática Peter. Tenta fazer e depois me conta o que achou. Abraços.

  • http://www.vanessaduarte.com Vanessa Duarte

    Ai Dai, que delícia, fiquei com água na boca, ahahahah

    Beijos.

    • http://daioliveira.com.br Coisas de Dai

      Oi Van, tudo bem linda? E ficou de fato uma delícia! Uma explosão de sabores. Tenta fazer e me conta o que achou. Bjos lindona!

  • Cláudia A. Patounas

    Adorei!!! Quero ver se a comida é tão boa quanto a receita. Quero provar!!!

    • http://daioliveira.com.br Coisas de Dai

      Hahahaha Ficou ótima Claudia. Faz e me conta o que achou. Certeza que vais amar! Bjos

DESENVOLVIDO POR